Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL)

Estamos em tempo de mudança… a Instituição que erguemos desafia-nos a fazer pela comunidade envolvente mais e melhor!

A falta de tempo, aplicada quase exclusivamente na satisfação das exigências profissionais e a adesão ao Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo, não dá muita margem de manobra para que as famílias se ocupem devidamente das suas crianças e foi neste contexto que se justificou, e continua a justificar, a dinamização da valência do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres, com extensões de horários e interrupções letivas.

Neste contexto, existe um controle e preocupação por parte dos técnicos/colaboradores em oferecer a todas as crianças condições de realização pessoal e ajuda no seu completo desenvolvimento, fomentando o seu espírito de iniciativa, a capacidade de crítica e autoestima, não esquecendo a estimulação constante de valores como respeito, amizade, a partilha e solidariedade. Trabalha-se, de igual forma, no desenvolvimento e sucesso escolar futuro das crianças, proporcionando-lhes atividades diversificadas que lhes produzam respostas perante desafios futuros.

Educar não é, de facto, tarefa fácil… mas devemos ter presente que a realização de atividades não deve, em momento algum, ser feita sem intencionalidade educativa. A educação exige de nós, todos sem exceção, um trabalho mais sério onde definam objetivos e se promova a qualidade de vida humana. Posto isto, é anualmente desenvolvido um plano de atividades complementares à educação para a cidadania no CATL. Estas atividades visam criar oportunidades de concretização de competências a desenvolver e explorar a nível de atitudes e valores, e também a nível de desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Para concluir, o Centro de Atividades de Tempos Livres pretende ser uma valência que ofereça um espaço onde as crianças se sintam confortáveis, gostem de estar e com o qual se identifiquem. Promove atividades socioculturais, educativas e lúdicas, tendo em atenção um grupo de crianças. Trata-se de um espaço onde é valorizada a autonomia de cada indivíduo e a sua personalidade, incentivando a capacidade de relacionamento da criança com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, de forma a aumentar a sua autoestima, autoconceito e autonomia!

Usamos cookies para garantir que lhe damos a melhor experiência ao nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que você está feliz com isso. To find out more about the cookies we use and how to delete them, see our privacy policy.

  I accept cookies from this site.
EU Cookie Directive plugin by www.channeldigital.co.uk